Por que realities gastronômicos como Top Chef Brasil, Chef de Família e Mais Doce são sucessos?

Rede Vitória
18/05/2021 1:36

Gastronomia não é um tema inédito na programação da televisão, mas é inegável o quanto este assunto tem crescido como entretenimento. Em especial durante a pandemia, o espectador teve um grande impacto no comportamento, tanto nas compras, principalmente online, quanto no consumo de conteúdos sobre o tema culinária. Essa percepção consta na pesquisa ‘Supermercados e Hábitos de Compras’ realizada pelo UOL, em parceria com a MindMiners, que traça um perfil desse consumidor: 54% dos entrevistados estão tentando se aventurar e arriscar mais na cozinha desde o início da pandemia. Algumas das consequências são o aumento das compras de mercado pela internet, a maior busca por informações e dicas de alimentação online, e a maior força dos programas culinários na televisão, aumentando suas audiências, com o maior tempo em casa.

Dentre os programas, os reality shows se destacam pelo conteúdo não só de receitas, mas de competição, tensão e experiência pessoal, o que se sobrepõe a gastronomia em si para o interesse do público. A fórmula do reality show de competição é recorrente na TV aberta: “O gênero é forte na TV porque dá espaço para que a gente fale da gente mesmo. Essa coisa da confissão ainda é a principal característica do formato por apostar na tônica pessoal”, analisa a pesquisadora de televisão Valéria Maria, da Universidade Federal da Bahia.

A TV Vitória/Record TV aposta neste gênero com os realities Top Chef Brasil, programa nacional original da Record TV, e Chef de Família e Mais Doce, programas inteiramente locais da Rede Vitória. De Fevereiro a Abril de 2021, aconteceu o Mais Doce edição de Verão, um grande sucesso de audiência, engajamento e patrocínios na TV Vitória, veja como foi aqui.

Neste mês de Maio, o Top Chef Brasil e Chef de Família estão com inscrições abertas, com estreias em setembro e agosto respectivamente.

A terceira temporada do programa Top Chef Brasil, comandado por Felipe Bronze, reúne chefs profissionais que, além de serem desafiados em provas na cozinha que os tiram da zona de conforto, precisam lidar com a pressão do confinamento. Ao longo da competição, todos os participantes moram juntos em uma mesma casa. As inscrições podem ser feitas no portal oficial e em breve, o projeto comercial será disponibilizado na seção de Projetos Crossmedia do Portal Rede Vitória, abrindo para os interessados mostrarem suas marcas no reality de abrangência nacional.

⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

Já aqui no Espírito Santo, o reality Chef de Família, apresentado pelo Chef Alessandro Eller, está preparando sua 4ª temporada e busca novos participantes para mais este sucesso. Os candidatos só precisam ter mais de 18 anos e serem apaixonados pela arte da culinária, não sendo necessário formação ou especialização na área, dando oportunidade para 12 participantes que desejam se desafiar, preparando receitas tradicionais da culinária capixaba, sobremesas deliciosas e ainda receitas autorais, sendo julgados por uma equipe de chefs de cozinha de destaque no mercado gastronômico capixaba e nacional, além de convidados especiais do programa. As inscrições vão até dia 31 de Maio e podem ser feitas pelo hotsite oficial.

Conheça o projeto comercial e faça parte deste reality local de formato inovador e conteúdo multiplataforma.