Publicado em 30/08/2023

Sobrevoar: por trás das câmeras de uma jornada pelo céu capixaba

Conheça os bastidores emocionantes do projeto “Sobrevoar” e os desafios por trás da captação das cenas dessa aventura cinematográfica pelo céu do Espírito Santo.

Já está no ar na TV Vitória / Record TV o projeto “Sobrevoar”, uma jornada cinematográfica ousada que leva o telespectador a desbravar as belezas do Espírito Santo de uma forma pouco convencional: do alto. Para isso, todas as cenas foram gravadas com a tecnologia dos drones, dispositivos capazes de proporcionar ângulos e perspectivas únicas de locais incríveis.

Mas por trás de cada cena impressionante, existem desafios, logísticas complexas e histórias fascinantes que merecem ser contadas. Os bastidores do projeto “Sobrevoar” são tão interessantes quanto os vídeos que foram produzidos. 

Foto: Acervo pessoal.

Desafios do tempo e da natureza 

De acordo com o produtor executivo do projeto, Philip Shalders Nemer, um dos principais desafios enfrentados pela equipe do “Sobrevoar” foi o tempo imprevisível. Coordenar a filmagem em mais de 150 locais foi uma tarefa difícil. Cada episódio engloba de 3 a 5 lugares diferentes, tornando a logística ainda mais complexa, segundo ele. E, como se isso não bastasse, a equipe tinha que lidar com as mudanças abruptas de clima. 

“Um exemplo notável foi a tentativa de filmar em Guarapari, onde a previsão do tempo parecia perfeita: um céu azul e claro. No entanto o vento sul inesperado deixou o mar agitado, tornando a filmagem impossível. Até mesmo praias que normalmente seriam calmas estavam em condições desfavoráveis devido à corrente de vento, resultando em dias perdidos de filmagem”, comenta Philip. 

A seleção das locações também foi um desafio. A pesquisa meticulosa e a intuição tiveram um papel crucial na escolha dos lugares onde fazer captação de imagens. Nem todos os lugares inicialmente sugeridos eram adequados para filmagens com drones, e muitas ideias já foram eliminadas. Houve ainda o caso de algumas locações, como uma catedral no município da Serra, por exemplo, que não estavam como o esperado, com reformas em andamento. Mesmo com esses obstáculos, esses episódios continuaram no projeto. 

Logística de deslocamento 

O deslocamento também foi uma questão importante. A equipe procurou filmar múltiplos episódios dentro de um único município sempre que possível. Isso funcionou bem em cidades como Guarapari, onde a variedade de paisagens permitiu a produção de seis episódios. Lugares com características limitadas, porém, resultaram em menos episódios.  

Foto: Acervo pessoal.

Algumas outras sugestões de lugares foram rejeitadas devido à falta de controle sobre o cenário. É que existem pontos turísticos que são belos por dentro, mas não ficam apropriados quando filmados com drones.

Patrocínio e equipe 

O projeto “Sobrevoar” é um oferecimento da ArcelorMittal por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LIC), e exibido com apoio da Reserva Águia Branca, Banestes, Apex, Shopping Vitória e Prefeitura Municipal de Vitória.

Os 50 episódios podem ser conferidos na grade da TV Vitória / Record TV, com um episódio novo por semana, sempre aos domingos.

Confira o último episódio