O melhor caminho para gerar reconhecimento de uma marca – Influencers
O marketing de influência está cada vez mais em ascensão dentro das empresas, se consolidando como uma das ferramentas mais procuradas quando o assunto é a construção de valor de marca e proximidade com o público.
Em pesquisa recente realizada pelo YouPix, podemos observar que 71% das empresas consideram o marketing de influência uma ferramenta importante em suas estratégias de comunicação. Um dos motivos para esse sucesso é que campanhas envolvendo influencers conseguem criar uma comunicação que transmita verdade, naturalidade e autoridade, além de inserir seu produto no dia a dia de determinado influencer.
Mas, afinal, o que é um influencer? Os influenciadores digitais são pessoas capazes de contribuir para a mudança de uma determinada rede da qual eles participam, pois possuem autoridade, relevância e a capacidade de criar conteúdos que promovem o direcionamento de comportamento nos outros.
O período de pandemia foi um dos fatores principais que alavancou a popularidade dos criadores de conteúdo, sendo considerado por 83% das empresas como uma estratégia assertiva para as empresas, como aponta o YouPix.
Isso se dá pelo fato de, com a capacidade do influenciador de promover mudanças no comportamento de consumo do público, as marcas que apostam na estratégia conseguem inserir seu produto em uma comunicação que vai dar resultado.
Uma questão muito importante, e que na maior parte das vezes é uma dificuldade, é saber escolher bem o influencer parceiro. Como o conteúdo é nichado, o produto deve fazer parte da vida do criador escolhido, caso contrário, os resultados não vão ser os desejados. Então, é sempre interessante conhecer bem os profissionais que criam conteúdo que combina com a realidade da marca.
O que nos leva a outro ponto de debate: quando tratamos das métricas observadas para escolher um influencer. O primeiro ponto, que é o mais observado, é o engajamento do criador de conteúdo, seguido da relevância de conexão com o universo da marca ou produto, adequação com os valores da marca, análise do conteúdo produzido e comportamento dentro das redes sociais.
Para uma estratégia assertiva, é mais importante que o conteúdo produzido pelo comunicador tenha conexão com o universo da marca e também que sua produção tenha qualidade, pois de nada adianta um influenciador com muita visibilidade se o produto não se encaixa no perfil. Claro que existem exceções, mas a afinidade entre influencer e produto/empresa deve ser sempre levado em consideração.
Uma outra tendência é a popularidade do TikTok. Hoje, as ações publicitárias envolvendo criadores de conteúdo ainda focam mais no Instagram. Ou seja, existe uma possibilidade de explorar a nova rede e sair na frente da concorrência na produção de conteúdos para a plataforma.
Aqui na Rede Vitória nós contamos com um time de influenciadores digitais bastante diversificado, e você pode conhecer um pouco sobre cada um através da Spark, um veículo que mapeia, identifica e conecta os porta-vozes adequados à estratégia do anunciante com base em análise de métricas de performance capazes de mensurar resultados e retorno sobre o investimento do cliente.