Como o marketing de influência deixou de ser sobre números para ser sobre valores?
Recentemente o YouPix, principal portal sobre influenciadores e creators, publicou sua pesquisa ROI & Influência 2021, realizada com 79 empresas brasileiras, que compara os resultados da mesma pesquisa dos anos anteriores e gera insights sobre o comportamento do mercado de marketing de influência.
Os resultados em geral são muito animadores, como o orçamento para a influência das marcas na faixa de R$ 300 mil e R$ 1.5 milhões aumentou em 68%, e o tópico “A escolha do influenciador” que destaca os 5 critérios mais usados para a seleção e aprovação de influenciadores indicados para o projeto:
- Engajamento: 79%;
- Conexão com o universo da marca ou produto: 73%;
- Adequação e alinhamento com os valores da marca: 72%;
- Análise do conteúdo já produzido por ele/ela antes: 66%;
- Comportamento dentro e fora das redes sociais: 65%.
Alcance foi citado por apenas 40% das marcas. Nota-se uma mudança no mercado, mais preocupado com valores, conteúdo e responsabilidade do influenciador alinhados com a marca.
O que esses dados têm a nos dizer? Que hoje, um influenciador não precisa ter milhões de seguidores para conversar com o público da sua marca! A importância dos micro-influenciadores tem crescido fortemente, e uma estratégia bem definida pode ser muito mais assertiva com eles, de acordo com o objetivo da ação. Também nos deixa bem claro que as marcas têm preferido gastar suas energias (e orçamento!) para falar com o público certo e com o tom de voz certo, criando assim, um relacionamento real entre a marca e consumidores por meio dos influenciadores, o que leva a mais interesse e conversão assertivos.
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Fonte: Newsletter Spark