Rede Vitória, Sinduscon-ES e Crea-ES se unem para valorizar a construção civil em projeto especial
Lançamento do projeto “Construção Civil: o motor da economia” foi realizado nessa quinta-feira (26) na sede da Rede Vitória, na Praia do Canto.
Responsável por 5,4% do PIB do Espírito Santo e 4,1% di PIB nacional, a indústria da construção civil capixaba é responsável por criar mais de 59 mil vagas de trabalho com carteira assinada, de acordo com dados do Caged. A mão de obra atua prioritariamente na construção de empreendimentos residenciais e comerciais, que, no primeiro semestre de 2022 somavam 1.693 unidades imobiliárias somente na Grande Vitória, conforme levantamento do 39º Censo Imobiliário, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).
O setor, no entanto, é bem mais amplo, tocando segmentos que vão da infraestrutura ao agronegócio. Os bons números da indústria da construção civil e uma necessidade de valorização dessa atividade econômica motivaram a Rede Vitória, em parceria com o Sinduscon-ES e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), a lançar o projeto “Construção Civil: o motor da economia”. A iniciativa visa a produzir e veicular conteúdos relacionados a toda a cadeia da construção civil, mostrando a potência desse setor e todos os movimentos econômicos que ele gera em outros segmentos.
“Esse projeto é muito importante porque estamos fazendo em parceria com atores protagonistas da construção civil. Esse setor é muito transversal, tem uma cadeia produtiva muito grande, que não envolve só a construção civil tradicional, que a gente conhece, mas diversos outros segmentos. Além disso, o foco do projeto é no conteúdo de qualidade, que vai ser produzido em parceria entre quem de fato conhece esse mercado, que são esses parceiros, e a Rede Vitória, que tem todo o know-how de produção de conteúdo”, ressalta o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.
A parceria foi celebrada pelo presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz. “A construção civil constrói o Espírito Santo, e a Rede Vitória fala do Espírito Santo. A construção civil está presente na maioria dos segmentos econômicos, é realmente o motor da economia, é uma cadeia gigante.”
O presidente do Crea-ES, Jorge Luiz e Silva, destaca ainda que a construção civil movimenta o mercado de trabalho em todos os municípios capixabas. “É de suma importância na área de habitação, saneamento básico, mineração, agronegócio, está presente no dia a dia das pessoas. A valorização profissional e a defesa da sociedade estão diretamente ligados a esse grande projeto lançado pela Rede Vitória em parceria também com o Sinduscon-ES. Temos muita honra de participar de um projeto tão importante para a sociedade e os profissionais da engenharia, agronomia e geociências do Espírito Santo”, celebra.
Veja a galeria de fotos do lançamento do projeto “Construção Civil: o motor da economia”.