Spark anuncia a chegada de Gal Barradas
Executiva entra como Sócia e assume os cargos de Chief Operations Officer e General Director
São Paulo, 09 de maio de 2022 – A Spark, grupo especialista em produtos e soluções de marketing de influência, anuncia hoje a chegada de Gal Barradas, que entra como sócia e passa a assumir os cargos de Chief Operations Officer (COO) do grupo e General Director (Diretora Geral) da unidade Lab, responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias e projetos de marketing de influência para marcas. Em um movimento estratégico para ambos, Spark e Gal, a executiva se junta à empresa após 4 anos empreendendo como brand builder e investidora anjo em startups com modelos ancorados em tecnologia – nas quais passa a manter sua posição como acionista e conselheira. Ao assumir a liderança da operação da Spark como um todo, a executiva contribuirá para o aprimoramento do modelo de serviços e entregas aos clientes, com foco na aplicação de ciência, tecnologia e dados para a disciplina de marketing de influência.
O Grupo vem de um crescimento de 94% na comparação do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2021. Na nova configuração, Rafael Coca, que até então respondia pelo cargo de COO, agora assume como Chief Strategy Officer, liderando a construção da marca Spark e dedicando-se ao desenvolvimento de novos modelos de negócios para o Grupo.
“O marketing de influência e todas as tecnologias e disciplinas ligadas a este segmento estão, sem dúvida, em um momento de expansão e a Spark vem, ao longo dos seus 8 anos de atuação, confirmando isso com seu crescimento exponencial e consistente no mercado. Ao me juntar com a Spark, fortaleço a nossa aposta em um segmento que ainda tem muito potencial a ser desenvolvido”, afirma Gal Barradas, Sócia e COO da Spark.
A chegada da Gal fortalece o quadro de liderança da Spark ao se unir com Raphael Pinho, Founder e CEO, Rafael Coca, Founder e, agora, CSO e Davi Goldwasser, Chief Growth Officer e General Director (Diretor Geral) da unidade Tech, que desenvolve, representa e comercializa tecnologias voltadas ao marketing de influência e à Creator Economy. A unidade foi iniciada por Goldwasser há 1 ano e atualmente já responde por 15% do faturamento da empresa.
“Com a nova configuração de lideranças com experiências complementares, a Spark passa a escalar e fortalecer ainda mais seus atuais negócios, além de focar em novas oportunidades de empreender no segmento de marketing de influência e Creator Economy”, afirma Raphael Pinho, Founder e CEO da Spark.
Gal Barradas carrega um histórico robusto no mercado de propaganda e marketing. Ao longo de 25 anos, foi diretora e vice-presidente de agências como W/Brasil, Agenciaclick e F/Nazca Saatchi & Saachti. Como presidente e acionista da F.biz, Gal conduziu a virada estratégica da empresa, fechando negócio com o Grupo WPP em 2011, na maior operação de aquisição de uma agência digital na América Latina. Em 2014, como sócia e copresidente, lançou a BETC São Paulo, em parceria com o grupo francês Havas. Além disso, dentre as lideranças femininas, Gal é considerada uma das vozes mais atuantes pela igualdade de gênero e diversidade. Em sua atuação em startups, a executiva fez parte do grupo fundador da startup Viva10, fintech para serviços de saúde e, como associada, liderou a transformação digital da Quinta Valentina, empresa de varejo de moda. Além disso, é investidora anjo da martech de ciência de dados Uncover e acionista da Edutech Zeka.
O mercado de Marketing de Influência
As pesquisas de mercado e o crescimento da Spark no último ano sustentam a tomada esta movimentação. De acordo com a Business Insider, estima-se que mercado de marketing de influência dobrará seu valor em 2022, atingindo US$ 15 bilhões, enquanto as empresas aumentam os gastos voltados a campanhas do segmento. Além disso, a Spark faturou 62% a mais em 2021 comparado com 2020, consolidando o crescimento e fortalecimento da Creator Economy e de empresas que apostam no desenvolvimento de plataformas tecnológicas para profissionalizar e suprir diversas demandas do mercado. Segundo a plataforma de análise, CB Insights, a Creator Economy já movimenta cerca de US$ 1,3 bilhão em todo o mundo.
A Spark possui três frentes de negócios, sendo a unidade de origem, a Lab, responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias e projetos de marketing de influência para marcas, que realizou, em 2021, mais de 500 projetos com a contratação de mais de 1400 influenciadores. Também como parte do seu movimento de expansão na disciplina, a Spark consolidou a operação Tech, focada em soluções de tecnologia para marcas e creators. Entre as ferramentas oferecidas ao mercado, a empresa possui três plataformas: Simboo, Talkative e Tagger. E, com foco em operações regionais com influenciadores, a Spark possui uma unidade de negócios chamada Afiliadas, um modelo escalável que atua em 8 escritórios pelo Brasil.
Sobre a Spark
Fundada em 2014 pelos publicitários Rafael Coca e Raphael Pinho, junto ao empresário Marcus Buaiz, a Spark é um ecossistema intergrado de serviços e soluções de tecnologia voltadas ao influencer marketing e à creator economy, com o propósito de apoiar marcas, agências e influenciadores a desbravarem todo o potencial do marketing de influência em um mercado novo, de rápido crescimento e em constante mudança. Em 2021, foi indicada pela primeira vez e levou o troféu do Prêmio Caboré na categoria Serviços de Marketing. A Spark possui três unidades de negócios: LAB, Afiliadas e Tech.
Spark LAB: Desenvolvimento e implementação de estratégias e projetos de marketing de influência para marcas, desde sprints de campanha a gestão de longo prazo.
Spark Afiliadas: Modelo escalável de operações regionais com foco em fomentar o segmento junto aos influenciadores e marcas regionais, em modelo de Afiliação com grandes grupos locais.
Spark Tech: Soluções tecnológicas de marketing de influência para empresas, marcas e influenciadores.