Grupo Buaiz lança empresa de inovação

Rede Vitória
26/05/2022 3:12

Chamada de Hugb, a organização apoiará a jornada de inovação de cinco empresas do grupo e investirá em startups e tecnologias de potencial.

 

Figura 1: HUGB (foto: Vitor Machado)

Com a premissa de que inovar é um projeto de todos, o Grupo Buaiz lança o Hugb, um hub que apoiará as jornadas de inovação de cinco empresas do grupo (Rede Vitória, Buaiz Alimentos, Shopping Vitória, Escola Americana de Vitória e Apex Partners), além de atuar no mapeamento e investimento em startups e tecnologias.

Figura 2: Americo Buaiz Filho (Foto Vitor Machado)

O projeto da empresa, que vem sendo gestado há cerca de seis meses, foi lançado na manhã desta terça-feira, dia 24, no Base 27, local onde o Hugb terá a sua sede. Na ocasião, o diretor-presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, emocionado, falou da importância de as organizações estarem conectadas com o futuro, andando rápido, mas com consistência e persistência.

“A importância da inovação é suficientemente grande para justificar uma diversificação ainda maior dos nossos negócios. É um momento muito representativo para um grupo que completa 80 anos de existência lançar uma  empresa de inovação, pois demonstra que estamos cheios de vigor, energia para viver novos tempos e conexão com o futuro. Estou muito grato de viver isto diante da minha família e dos amigos e colegas do Grupo Buaiz”, revela Americo Filho.

Figura 3: Americo Neto (Foto Vitor Machado)

Para o fundador e CEO do Hugb, Americo Buaiz Neto, a expectativa, à frente da nova empresa, é contribuir com o processo de inovação do grupo e também com o ecossistema do Estado que, segundo ele, tem tanto ainda para se desenvolver. “A gente conta com uma equipe muito especializada e metodologias testadas nas principais empresas do mundo, então, estamos muito motivados e confiantes para fazer o nosso propósito acontecer”, declara Americo Neto.

Figura 4: Americo, Dimitrius, Julio e Anna (foto Vitor Machado)

A equipe que ele se refere tem Júlio Pessanha e Anna Paula Oliveira como líderes, além de Dimitrius Martins como estagiário. Eles serão responsáveis pela interação direta com os chamados pontos focais, que são sete profissionais escolhidos nas cinco empresas atendidas pelo Hugb para multiplicar em suas organizações o movimento e a difusão da cultura de inovação.

De acordo com Júlio, a base do Hugb é a colaboração e o foco em desenvolver soluções para desafios reais. “Vamos usar as diversas ferramentas de inovação que conhecemos para resolver demandas por meio da cocriação e da inovação aberta, além de buscar bons projetos para receber investimentos. Não vamos nos limitar, queremos agregar”, disse Júlio.

Dentre as ações previstas para os próximos meses de atuação do Hugb estão a implantação do programa de ideias da Aevo; treinamentos para os times, que contará com as Trilhas de Líderes e de Multiplicadores; o desenvolvimento de planejamentos estratégicos de inovação; a realização de Pitch Days de Investimentos com startups; e um piloto de inovação aberta para a resolução de três desafios da Rede Vitória, da Escola Americana de Vitória e da Buaiz Alimentos.

A Trilha de Líderes será conduzida pela mentora Maíra do Vale, que acredita que a missão da liderança no Hugb será unir as pessoas ao redor de um propósito. Ela explica que a inovação é importante, pois nem sempre a estratégia que deu certo ontem também funcionará amanhã, e exige coragem.

“Inovação tem ação dentro. É fácil de falar e difícil de fazer. É olhar o cotidiano de forma nova e colocar a criatividade a serviço da resolução de problemas. Além da inovação disruptiva, existe a incremental. Ao inovar, é preciso cuidado para não tentar fazer algo tão maravilhoso que não saia do lugar”, enfatiza Maíra.