Publicado em 24/06/2022

Grandes empresários e fundadores de startups: conheça quem é quem na bancada do Espírito Startups

Marcel Malczevsky, Antonio Toledo, Cátia Horsts, Rogério Salume e Francisco Carvalho: jurados do segundo episódio | Foto: Luiz Cláudio Carvalho

Das nove startups participantes do Espírito Startups, apenas uma levará para casa o prêmio de meio milhão de reais. Para escolher a empresa mais promissora e preparada para receber o aporte, vamos contar com um time de jurados de peso– empresários com expertise em segmentos com uma trajetória ligada à inovação. Neste ano, uma novidade: a bancada terá cadeiras rotativas e receberá no total nove jurados ao longo dos quatro episódios. Confira os nomes a seguir.

Grandes empresários e fundadores de startups: conheça quem é quem na bancada do Espírito Startups

Francisco Carvalho – Conhecido como um dos pais da inovação no Espírito Santo, fundou a Timenow, uma das maiores empresas de engenharia consultiva do país. Hoje atua como Presidente do Base27, um dos principais hubs de inovação do Espírito Santo e tem em seu portfólio de investimentos startups com foco na indústria e em impacto social.

José Luiz Galveas, Alecsandro Casassi, Francisco Carvalho, Rogério Salume e Rodrigo Miranda: jurados do primeiro episódio | Foto: Vitor Machado

Rogério Salume – Fundada por Rogério Salume, a Wine contribuiu para posicionar o Espírito Santo no cenário nacional de empreendedorismo e inovação. Hoje, além de conselheiro da Wine, Salume também ocupa o cargo de Presidente do Conselho da ISH Tecnologia e é investidor e conselheiro de diversas outras iniciativas. Jurado da primeira temporada de Espírito Startups, Rogério está mais uma vez na nossa bancada. Seja bem-vindo novamente!

Rodrigo Miranda – Logo após se formar na Ufes, Rodrigo já estava trabalhando na própria startup: o delivery de bebidas Zaitt, que logo viria a criar o primeiro mercado 100% autônomo da América Latina. Em seguida, fundou a Shipp, de delivery, que foi vendida para a B2W e tornou-se Americanas Delivery. Eleito um dos jovens mais influentes do país pela Forbes 30, ele será jurado do Espírito Startups.

Marcel Malczewski – O paranaense criou um forte vínculo com o Espírito Santo neste ano, quando a sua empresa, TM3 Capital, foi selecionada para gerir o Fundo de Investimento em Participações vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo, que inicialmente vai aportar R$ 250 milhões em startups. No passado, Marcel fundou a Bematech, uma gigante da automação comercial.

Antonio Toledo e Rogério Salume participam novamente como jurados

Cátia Horsts – Fundadora da Rhopen, consultoria especializada em recursos humanos, Cátia também criou a startup UseRH e investe em diversas outras. Mais recentemente, tornou-se diretora-presidente do Hub de Gente, hub de inovação do mesmo setor.

Antonio Toledo – O engenheiro nascido em Minas Gerais lidera uma empresa capixaba que é referência em inovação no Brasil, a Timenow. A partir de 2018, Toledo passou a apostar em inovação como um processo que permeia toda a empresa e investiu em diversas iniciativas.  Desde então já foram cinco startups, oito novos produtos desenvolvidos e um spin-off [nova empresa] criados. Ele também participou da primeira temporada e está de volta ao Espírito Startups. Bem-vindo novamente!

Alecsandro Casassi – Ele é Superintendente Operacional do Sicoob ES, onde apoia diversas iniciativas de inovação. Nos últimos anos, a instituição financeira acelerou e apoiou o crescimento de diversas startups, dentre elas a vencedora da primeira temporada do Espírito Startups, a Conta Café.

José Luis Galveas – Um dos empresários mais tradicionais do mercado imobiliário do Espírito Santo, Galveas é fundador da Galwan, construtora que já construiu mais de 1,4 milhão de metros quadrados de imóveis.

Mateus Ferreira Bastos – Nos últimos anos, a ArcelorMittal lançou Programa iNO.VC, com foco na aceleração da transformação digital. Quem vai representar a siderúrgica na bancada de jurados será o Gerente de Transformação Digital da companhia, Mateus Ferreira Bastos.