Publicado em 05/04/2024

Rede Vitória lança Rede Saúde, plataforma transmídia de saúde

Lançada na noite desta quinta-feira (4), a Rede Saúde tem como propósito conectar o mercado de saúde e as pessoas que buscam informação

Foto: Ana Carolina Monteiro/Folha Vitória.

Foi lançada nesta quinta-feira (4) à noite, na sede da Rede Vitória, na Praia do Canto, na Capital, a primeira plataforma no Espírito Santo a conectar o mercado de saúde à população. A Rede Saúde chega com o propósito de prestar serviço à sociedade com foco no cidadão por meio de informações relevantes.

A ideia é se tornar referência ao esclarecer dúvidas ligadas a profissionais e serviços, aquecendo, inclusive, o ambiente de negócios na área de saúde.

“A gente precisa cada vez mais de informações críveis, que as pessoas possam de fato acreditar naquilo. Por isso é importante. Saúde é uma coisa muito séria pra gente ficar à mercê de informações não checadas, distribuídas de forma aleatória nas redes sociais. Então, é muito importante você ter uma marca forte, produzindo conteúdo de saúde que as pessoas possam de fato confiar”, destaca o superintendente de Conteúdo e Jornalismo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho.

Conteúdos diversos em multiplataformas

A Rede Saúde proporcionará uma vasta fonte de conhecimento. Conteúdos diversificados poderão ser encontrados em múltiplas plataformas.

É composta pela coluna Vida Saudável, voltada para o cidadão, por meio dos artigos escritos por especialistas de diversas áreas da saúde e publicadas todos os dias no Folha Vitória, um quadro na rádio Pan News e um programa na TV com duas temporadas por ano: o chamado Check-up Saúde.

Por meio desses veículos, o mercado poderá efetivamente se comunicar com a população. 

“A Rede Vitória tem o papel de garantir a credibilidade do conteúdo que a gente vai tratar dentro do projeto Rede Saúde. Então, quando a gente trata desse assunto no formato transmídia e multiconectado, como é o projeto, a gente está falando de TV Vitória, estamos falando de Folha Vitória, estamos falando das rádios Jovem Pan e Pan News, redes sociais… Isso tudo tem que se conectar de uma maneira muito inteligente. Você ter um pilar de credibilidade por trás disso e usar todos esses veículos, todos esses canhões pra descer informação pro público de uma forma geral, é quando o projeto ganha força”, pontua o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni 

Superintendente Comercial e Marketing da Rede Vitória, Davi Wescley dos Santos destacou a relevância que o tema saúde tem não só para a população de maneira geral, mas também para o mercado.

“O tema saúde é sempre um dos mais interessantes para os nossos usuários, telespectadores e ouvintes. O que nós estamos fazendo com essa plataforma é juntar a credibilidade dos parceiros da área da saúde, com a credibilidade da Rede Vitória e colocando isso em várias plataformas. Nós nos posicionamos com uma rede multiconectada, onde temos o maior jornal online do Estado, a emissora com a maior grade de programação regional do país e estamos em um momento muito feliz com a Jovem Pan que alcançou o 3º lugar geral entre todas as rádios”.

Nascimento da plataforma

A construção da plataforma começou ainda em 2021, quando Alice Sarcinelli, head da Rede Saúde e a Rede Vitória de Comunicação uniram suas expertises e desenharam o projeto. Desde então, o foco era alavancar o setor da saúde no Espírito Santo.

“Os primeiros passos foram os lançamentos da Coluna Vida Saudável (Folha), o programa de Rádio Saúde Pública (Pan News) e o programa Check-up Saúde (Folha e TV Vitória). A consolidação da plataforma se deu com a realização dos dois eventos Saúde em Fórum em 2023, reunindo a cadeia produtiva do setor da saúde para debater entraves do setor e promover melhorias”, lembra Alice.

Coluna Saúde em Fórum no Folha Vitória chega de mãos dadas com esse pacote de novidades e será responsável por destacar iniciativas e investimentos da cadeia produtiva do setor da saúde capixaba.

Com informações diárias sobre o mundo dos negócios do setor será focado com foco no mercado. Além disso, acontece também, dentro da Rede Saúde, o evento Saúde em Fórum, com duas edições anuais.

Foto: Ana Carolina Monteiro/Folha Vitória.

Parcerias de peso compõem a plataforma

Importantes parcerias, não somente do setor de saúde, em especial, tornaram o projeto ainda mais robusto. 

Para o diretor-técnico do Sebrae-ESEurípedes Pedrinha, o momento é de conexão de um mercado relevante formado na maioria por micro e pequenas empresas e por autônomos que buscam se profissionalizar.

A população demanda por saúde a todo o tempo, a longevidade vem trazendo novos desafios. Informação de qualidade que conecte essa micro e pequena empresa ao seu potencial cliente, que promova entre ambos quem está buscando serviço de saúde, quem está oferecendo serviço de saúde, uma conexão positiva, propositiva, que traga conteúdo e dicas e que permita esses empresários apresentarem seus produtos e serviços assim como permitirá a população descobrir novas funcionalidades e aprender sobre qualidade de vida”.

Para Fernando de Souza Aguiar, diretor Comercial e de Marketing da Samp, o projeto chega junto com um importante momento da marca.

“Quando a gente ficou sabendo do projeto, de pronto a gente topou. Sempre é bom fazer projetos com a TV Vitória, a gente sempre vê boas iniciativas. O momento é ótimo porque a gente começa agora em abril com a nova marca, a fusão da São Bernardo, que tem mais de 40 anos de história aqui no Espírito Santo, com a Samp, com mais de 30 anos, as duas se unindo com um novo nome, a São Bernardo Samp. Pra gente é super importante participar desse projeto, um projeto inovador que fala de saúde, que aborda um assunto tão importante pra vida das pessoas”.

Gerente de Inteligência de Mercado e Marketing do Sicoob ES, Carolina Bento destacou a importância de estar próximo das pessoas, por meio da união de esforços. 

“Quando o projeto chegou, a gente ficou muito animado, porque a essência do Sicoob é nascer de uma dor coletiva e a gente conseguir oferecer o melhor pra que as pessoas possam se desenvolver, pra que a gente possa desenvolver segmentos, setores, cidades e a gente consegue através da força que o cooperativismo tem hoje. Ver uma iniciativa como essa, pra gente é muito importante por que realmente quando a Alice começou a falar do projeto, trazendo os movimentos, de como a gente vai poder colocar a saúde em evidência. Buscamos cada vez mais esse tipo de projetos”.