Publicado em 14/02/2023

Rede Vitória: atuação crossmedia no Carnaval capixaba

Seja na cobertura, seja nas ativações dentro do Camarote da Folia, Rede Vitória e seus veículos tiraram nota 10 no quesito encantamento do público e dos clientes no Carnaval do Espírito Santo.

O pontapé para o Carnaval já foi dado com o desfile das escolas de samba do Espírito Santo entre os dias 10 e 12 de fevereiro no Sambão do Povo. Nos três dias de folia, 19 agremiações percorreram os 388 metros de avenida, encantando as milhares de pessoas que acompanham a tradicional festa das arquibancadas, mesas, lounges e camarotes espalhados pelo Sambão.

Foto: @cirzon.

A Rede Vitória, como sempre, marcou uma forte presença no Carnaval capixaba. Numa iniciativa crossmedia, todos os veículos da rede estiveram envolvidos com o projeto do Carnaval: TV Vitória / Record TV fazendo cobertura para a televisão; resumo dos desfiles e galerias de fotos no jornal on-line Folha Vitória; flashs na Jovem Pan e Pan News; cobertura da festa por influenciadores da Spark, e, de forma institucional, Rede Vitória presente num camarote próprio com ativações de marca de parceiros que finalizaram com ainda mais brilho o que já estava excelente.

“Toda a Rede Vitória é reconhecida por sua programação regional. E quem aposta no regional não pode ficar de fora de uma manifestação como o Carnaval capixaba, tradicionalíssimo e que abre a programação de Carnaval do Brasil. Apoiamos essa festa linda, geramos conteúdo em todas as nossas plataformas e com um camarote que provou para todos os nossos convidados porque eles são o destaque da Rede Vitória”, ressalta o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.

Espaço de folia e produção de conteúdo estratégico

A cobertura do Camarote da Folia foi um show à parte. Realizada por uma equipe diferente da que estava cobrindo os desfiles na avenida, evidenciou as presenças de personalidades, formadores de opinião, autoridades, convidados e parceiros. Em tempo real, era possível conferir o que estava rolando nas redes sociais das colunas e influenciadores escalados para a missão, com engajamento que superou qualquer expectativa.

“Esse tipo de iniciativa reforça nossos laços com os parceiros, além de ser uma oportunidade de estar perto e proporcionar a eles momentos de descontração nessa festa tão tradicional que é o Carnaval de Vitória. Pensamos tudo com muito carinho, zelo e cuidado para oportunizar no nosso camarote encontros, networking e parcerias. E as ativações que tivemos no camarote mostraram a força e a criatividade da Rede Vitória na hora de criar e executar estratégias assertivas para cada necessidade de nossos clientes e parceiros. O Carnaval de Vitória é o primeiro grande evento do nosso calendário anual e não poderíamos ficar de fora”, destaca a superintendente comercial e de marketing da Rede Vitória, Giselle Alves.

A coordenadora de marketing da Morar Construtora, Anna Karla Lerbach, lembra que o Carnaval de Vitória é uma das maiores manifestações culturais do Espírito Santo e que, por isso, a Morar Construtora, como uma empresa capixaba, faz questão de participar ativamente dessa festa todos os anos. “A ativação da marca é essencial para que o máximo de pessoas tenham experiências diferenciais com a Morar. A Rede Vitória é uma parceira nossa de vários carnavais seguidos para possibilitar essas experiências tanto no camarote quanto na divulgação posterior.”

A coordenadora de Marketing da Vip Rede – empresa responsável por proporcionar internet e carregadores de celular aos foliões do Camarote da Folia –, Caroline Nalesso, ressalta que o principal valor da empresa é a paixão pelas pessoas. “Proporcionar experiências únicas para clientes e colaboradores é fundamental para aperfeiçoar os vínculos com a marca. Participar do Carnaval de Vitória, abrindo o calendário nacional e que vem crescendo a cada ano em tamanho e qualidade, é sem dúvida uma das melhores estratégias para se relacionar com o nosso público-alvo.

“O Camarote da Rede Vitória nos dias de Carnaval no Sambão do Povo já está no calendário do Perim, que participa assiduamente, todos os anos, com muito prazer e alegria. Passamos momentos de muita interação com todo o pessoal que participa  do camarote. Outro detalhe é que estreitamos a nossa relação comercial com a equipe da Rede Vitória. Saímos dessa experiência cada vez mais fortalecidos e com a certeza de um sucesso ainda maior, superando as expectativas”, reforça o diretor do Supermercados Perim, Dailton Perim.

Outra empresa que teve uma participação bem distribuída no camarote, com muita visibilidade, reforçando a presença da marca, foi Cafuso. “Essa é uma mídia que nos interessa e precisamos estar em constante evolução diante do mercado. Por isso escolhemos a proposta do camarote da Rede Vitoria, que combinou muito com Cafuso, reforçando o posicionamento da marca e nos ajudando a fortalecer ainda mais os laços com os capixabas”, destaca o gerente comercial da Real Café, proprietária da marca, Gérson Isidio Peterle.

O diretor da Refrigerantes Uai – que forneceu água, refrigerante e chope no Camarote da Rede Vitória –, Betinho Sartório, considera que o Camarote da Rede Vitória é um dos melhores do Carnaval capixaba por vários motivos. “Primeiro pelo público que frequenta o camarote. São empresários e pessoas que a gente tem a oportunidade de conhecer. Dali saem novos parceiros e novos amigos. Além disso, ele tem uma visibilidade fantástica para assistir aos desfiles. É tudo de bom participar  do Camarote da Rede Vitória!”

E presença ilustre realmente não faltou no Camarote da Rede neste ano. O espaço contou com a presença de autoridades como o governador do estado, Renato Casagrande; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Clientes, parceiros e formadores de opinião que entravam no camarote eram recebidos pela diretoria da Rede Vitória e pelos colunistas e influenciadores de plantão para a cobertura do Carnaval: Pedro Permuy (coluna Pedro Permuy do Folha Vitória), Edu Coutinho (coluna Resenhando do Folha Vitória), Thamiris Guidoni (blog Na Balada do Folha Vitória), Alex Bonno (Jovem Pan) e Lara Roberts (Jovem Pan).

O resultado de todos os esforços foi uma cobertura crossmedia, como nunca antes havia acontecido e que ainda hoje repercute pelos veículos da rede.

Parceria em camarote bombado

A Rede Vitória também foi parceira, com sua cobertura e ativações, no Camarote Vix, um dos principais do Carnaval capixaba. O espaço contou com atrações na sexta (10) e no sábado (11), como o grupo Revelação e DJs, que se apresentavam nos intervalos entre os desfiles. A Rede Vitória marcou presença com uma ativação de marca muito relaxante para os foliões: o Espaço Relax Siluets, um oferecimento de Rede Vitória em parceria com o Shopping Vitória e o Sicoob ES. Por lá, cobertura completa dos veículos da Rede e forte presença nas redes sociais com conteúdos exclusivos, entrevistas e muita animação.