Publicado em 05/09/2022

Projeto Gol Azul estende a rede do futebol a pessoas autistas e emplaca gol da inclusão

O futebol une os brasileiros e foi pensando nisso que o projeto Gol Azul nasceu: para gerar união. A ideia é mais uma oportunidade de inclusão de pessoas com autismo no Espírito Santo. O Projeto Gol Azul é uma partida de futebol que ocorre anualmente, sempre em dezembro e conta com a parceria do ex-atleta do Flamengo e Real Madrid, Sávio, embaixador do autismo no estado.

As partidas são beneficentes. Neste ano, o projeto está na sua 7ª edição, após 2 anos sem acontecer por conta da pandemia de Covid-19. Desde a edição de 2014, até a de 2019, ex-jogadores como Zico, Romário, Aldair, Juan, Fabiano Eller, Athirson e Reinaldo marcaram presença.

Sávio, Romário e Geovani | Foto: Acervo AMAES.

De acordo com a Realizadora FAP de Eventos Esportivos, Pollyana Paraguassú, o Gol Azul é um sonho que se tornou realidade. “Ele é muito além de um jogo, pois leva a nossa causa a um número grande de pessoas não só de público, mas de parceiros e famílias”, completa.

A partida enaltece a inclusão social das pessoas autistas, valorizando por consequência, o futebol capixaba.
“O Gol Azul quebra os muros de uma casa, os muros de uma instituição e mostra que o lugar de autista é em qualquer lugar. O autista pode e deve estar onde ele quiser, inclusive numa arquibancada ou num jogo”, diz Pollyana.

 

Acessibilidade

Ao longo dos anos, foi identificado pela Associação dos Amigos Autistas (Amaes), que está por trás do projeto, que ambientes como estádios de futebol, não estão preparados para receber pessoas do espectro autista por falta de acessibilidade, mais um impeditivo que o Gol Azul retira, possibilitando que essas pessoas tenham momentos de descontração, lazer, emoções e sejam cada vez mais incluídas no convívio de outras pessoas.

Outros projetos

A AMAES promove, também, a Corrida Amaes Azul, realizada sempre em abril, mês em que se comemora o Dia da Conscientização do Autismo e o Prêmio Universo Azul, reconhecimento às pessoas e organizações que destacam-se no apoio à causa autista.