Líder Empresarial: evento de premiação reuniu principais protagonistas do ES
Pelo 23º ano, Rede Vitória reconheceu e premiou as lideranças que se destacaram na economia capixaba com troféu de Líder Empresarial.
Uma noite memorável para as grandes lideranças do Espírito Santo. Assim foi a cerimônia de entrega dos troféus aos líderes eleitos na pesquisa Líder Empresarial 2023. Neste ano, a Rede Vitória, em parceria com a Futura, pesquisou 45 categorias, cujos líderes foram premiados no Le Buffet Master, em Vitória, nessa terça-feira, dia 12 de dezembro.
O evento contou com a presença dos líderes eleitos, além de empresários, executivos, representantes de instituições e de poder público, como o vice-governador, Ricardo Ferraço, e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Os mestres de cerimônia foram a apresentadora do Jornal da TV Vitória, Juliana Lyra, e o apresentador da Record Celso Zucatelli.
Na abertura da cerimônia, o vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, lembrou que um ano atrás, na cerimônia da 22ª edição de Líder Empresarial, ele estava prestes a assumir o desafio de liderar a Rede Vitória.
“Embora houvesse muita pressão, tomei a decisão de olhar para dentro de casa. Minha mãe e meu pai sempre foram e serão motivo de inspiração e segurança para mim. Olhei também para dentro da minha história familiar, principalmente do meu avô, Americo Buaiz, que neste ano estaria completando 100 anos de idade e, com certeza, contribuiu muito para o desenvolvimento empresarial capixaba.”
Americo Neto destacou que, por isso, esta edição de Líder Empresarial tem significativa relevância para ele, principalmente por coroar um ano de muitos desafios, reformas, novos conceitos e formulação de novos projetos.
Diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, reforçou as mudanças que foram implementadas neste ano em Líder Empresarial, como a exclusão e o acréscimo de categorias; a adoção de um critério técnico para a escolha dos líderes indicados, e a forma como os líderes são eleitos, a partir de uma pesquisa de opinião.
“O tema do evento é espelho, ou seja, o que os líderes refletem para os liderados. Além de ser esse espelho, os líderes que sobem ao palco nesta noite representam, de certa forma, todos os empresários capixabas, afinal foram eles que escolheram quem são os homenageados desta noite.”
Felipe finalizou reforçando a missão da Rede Vitória, que é informar, entreter e colaborar com o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.
“A gente cumpre essa nossa missão com nossos cinco jornais por dia, com quase oito horas de programação ao vivo e exclusiva diariamente falando sobre o Espírito Santo; com o nosso jornal on-line Folha Vitória, que tem aproximadamente 250 matérias por dia; com nossa rádio de música e a rádio de notícias. Todo esse volume de produção de conteúdo permite que a Rede Vitória tenha um vínculo com a sociedade capixaba.”
O superintendente de Rede da Record, André Dias, esteve presente no evento e recebeu, em nome da Record, uma homenagem pelos 70 anos da emissora.
“É um prazer enorme ter a Rede Vitória como nossa representante no Espírito Santo, isso orgulha demais não só a cabeça de rede, mas também outras emissoras da Record, que seguem o exemplo da Rede Vitória. Os veículos que compõem a Rede Vitória são veículos de comunicação de massa, e a TV aberta tem o papel tem a finalidade de informar, de entreter e de cobrar das autoridades aquilo que se faz necessário. Isso mostra a nossa relevância, somos multiplataformas, produzimos conteúdo transmídia. É extraordinário estar ao lado da Rede Vitória.”
O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, saudou os presentes, ressaltando que empreender no Brasil não é para amadores, mas apenas ara quem tem raça e gosta de correr riscos. Segundo ele, as pessoas que estavam presentes no evento são aquelas que deram e ainda dão uma contribuição extraordinária ao estado do Espírito Santo.
“Este não foi um ano fácil, porque começou com muitas incertezas, muito polarizado. Na vida de quem tem que tomar decisões e de quem tem a responsabilidade de fazer planejamento, não foi fácil olhar para o horizonte e entender o melhor momento de investir, de avançar ou de continuar expandindo. Nós estamos chegando ao final com a certeza e a convicção de que o Espírito Santo é o Brasil que dá certo, e uma parte relevante disso é fruto da capacidade empreendedora.”
Ferraço destacou, por exemplo, que foi a força de trabalho do empresariado capixaba que fez com que o Espírito Santo crescesse 2%, enquanto o Brasil cresceu 0,1%. “Seguramente, vamos investir 18% a 19% da nossa receita corrente líquida, repetindo o investimento que fizemos em 2022. Somos o único estado brasileiro que tem dívida negativa, temos mais dinheiro em caixa do que dívida, ou seja, os capixabas dão valor à responsabilidade e é isso que eles têm.”
Líder do ano
O líder do ano desta edição foi o CEO do Grupo Imetame, Etore Selvatii Cavallieri, que considera que a lembrança se deve ao fato de colocar seu dom de líder a serviço das pessoas e da comunidade.
“A minha liderança está voltado para fazer as pessoas felizes. Nós focamos muito nos nossos colaboradores e na nossa comunidade. A nossa missão é contribuir para as pessoas realizarem sonhos, tornando o mundo melhor. Verdadeiramente a gente pratica isso no dia a dia, e isso é o que me motiva o que me funciona. Gostaria que, ao me olharem, as pessoas enxergassem que eu sou uma pessoa simples, igual a todo mundo! Uma pessoa que gosta de gente, que gosta de pessoas, uma pessoa normal.”
Metodologia inédita
Neste ano, 45 categorias compuseram o Prêmio Líder Empresarial. As lideranças de cada uma delas foram escolhidas por outros empresários, e executivos por meio de uma pesquisa conduzida pela Futura.
O instituto de pesquisa partiu de uma lista de indicações formada por um comitê especial da Rede Vitória a partir de critérios técnicos e objetivos. Foram ouvidos 200 empresários do Espírito Santo, e o estudo tem margem de erro de 2%.
“Nosso comitê selecionou setores que são muito representativos do nosso estado, e a mudança de metodologia busca retratar de forma ainda mais fidedigna quem é relevante e protagonista em cada uma das categorias listadas. A intenção da Rede Vitória é evidenciar quem faz a nossa economia girar, liderando operações relevantes e inovando no Espírito Santo”, ressalta o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.
A pesquisa conduzida pela Futura foi realizada entre os dias 26 de outubro e 8 de novembro de 2023. Entre os entrevistados, 82% são homens e 12%, mulheres. A idade média é de 48 anos. Com relação ao cargo ocupado pelos entrevistados, 40% são diretores; 25%, gerentes; 9%, CEOs; 9%, presidentes; 9%, sócios; 4%, vice-presidentes; 2%, conselheiros, e 2%, gestores.
As empresas das quais eles fazem parte são, em sua maioria grandes (64%), seguidas por médias (15%), pequenas (15%) e micro (6%). Quanto ao segmento, 61% das empresas são de serviços; 20%, da indústria, e 18% do setor de comércio.
Confira aqui a relação dos líderes vencedores do Prêmio Líder Empresarial 2023.