Publicado em 01/10/2024

Jovem Pan: número um do Brasil comemora 20 anos em Vitória

Há 20 anos na capital capixaba, Jovem Pan segue sendo a rádio preferida dos ouvintes no Espírito Santo. 

A número um do Brasil está fazendo aniversário em Vitória. Há 20 anos, a Jovem Pan entrou no ar no Espírito Santo inaugurando uma nova forma de se fazer rádio. Com uma locução muito característica e presença frequente nos melhores shows, eventos e points, a Jovem Pan consolidou-se no mercado e vem mostrando com seus bons números de audiência porque é a rádio número um do Brasil.

Na web, a Jovem Pan é líder de audiência, e entre as cinco rádios mais ouvidas, a Jovem Pan foi a única que apresentou crescimento entre junho e agosto, conforme dados da Kantar Ibope Media.

Nas manhãs, a Jovem Pan Vitória tem dois programas entre os mais ouvidos nos carros, o Manhã Pan Vitória e o Rock’n’Pop. Na hora do almoço, o Pânico é líder de audiência também nos carros. De noite, liderança em dobradinha com o Jurassic Pan (web) e com o Night Pan (web e carros), ambos muito à frente da segunda e da terceira colocada segundo a Kantar Ibope Media.

“São 20 anos de muitas aventuras e histórias. A Jovem Pan chegou para mudar o jeito de fazer rádio FM no Espírito Santo. Quando ela surgiu, foi um impacto gigantesco na forma de se comunicar, na plástica e também nas ações promocionais. A Jovem Pan é referência em como promover eventos e ações, e, não à toa, é a rádio mais copiada do Brasil”, ressalta o coordenador artístico da Jovem Pan Vitória, Serjão Nascimento.

Para ele, a rádio sempre teve como vocação juntar as pessoas, seja nos bares, nas festas, nas formaturas, nos shows, em eventos que são muitos sedutores ao público. “A Jovem Pan Vitória foi pioneira em ser multiplataforma. Somos primeiro lugar na web pela programação, pelas músicas, pelo jeito de se comunicar. As pessoas gostam da Jovem Pan, é uma grife do rádio. Para além disso, a gente está nos melhores eventos, sorteando muitos prêmios. Tudo isso ajuda a gente estar em primeiro lugar na web e estar muito bem colocada também no próprio dial”, pontua.

Serjão está na Jovem Pan há 20 anos, e a 17 comanda o Happy Hour, o primeiro programa local da Jovem Pan Vitória. Até então, a programação era inteira de rede. Depois do Happy Hour, veio o Manhã Pan Vitória, há 12 anos, comandado na época por Mônica Camilo.

“Eu tenho um caso de amor com a Jovem Pan. Eu fui a primeira locutora do estado a trabalhar na Jovem Pan, quando ela ainda pertencia a outra rede. Quando a Jovem Pan estreou na Rede Vitória, eu só entrava nos breaks e fazia ação promocional. O Happy Hour fez tanto sucesso que perceberam que nossa programação local tinha um diferencial. Então, eu ganhei as manhãs e fiquei vários anos”, lembra Mônica, que agora comanda o Night Pan, na sequência do Jurassic Pan, ambos líderes em audiência.

“A Jovem Pan é a melhor rádio, tem a melhor plástica, é uma rádio envolvente, para cima, é uma rádio jovem de verdade. A Jovem Pan não se entrega à popularidade, e isso me faz ser apaixonada por ela. Ela preza por um perfil, e é fiel a esse nicho. A rádio não deixa a gente envelhecer! Quem acompanha a Jovem Pan desde o início continua com uma energia muito jovem. Quando a pessoa acha que tá assim ficando ‘fora de moda’, ela ouve a Jovem Pan e vê que as músicas que ela gosta também estão atuais! A Jovem Pan é uma rádio de qualidade, que não brinca em serviço. Ela leva a sério o entretenimento, a informação, a leveza, a qualidade musical, e eu acho fundamental para as novas gerações ter qualidade na música, ter uma letra que soma e que nunca envelhece”, celebra Mónica.

No comando das manhãs da Jovem Pan Vitória está outro apaixonado pela rádio: Alex Bonno. Radialista desde criança, Bonno começou sua história com a Jovem Pan em Belo Horizonte e desde 2022 está na emissora de Vitória, no Manhã Pan Vitória, no Rock’n’Pop e como DJ do Happy Hour DJ.

“O que é mais apaixonante na Jovem Pan é o conjunto de entretenimento e música, passando pelo estilo de locução, pelas ações. Quando a rádio vai para a rua, as pessoas se divertem, colam adesivo. Isso encanta pra caramba! Sem falar da plástica da Jovem Pan, que é maravilhosa”, conta Bonno, que chegou a criar alguns quadros na rádio, como o “Nocaute da Pan”, um duelo entre dois grandes hits logo cedinho, todos os dias. Além disso, toda a programação musical da manhã é assinada por ele.

“Cada dia é um programa diferente, uma coisa diferente! Eu desejo continuar na Jovem Pan Vitória porque a minha paixão é a rádio. Eu amo a Jovem Pan e estou muito feliz vendo a rádio crescer, e ainda por cima fazendo parte disso.”

No verão, a Jovem Pan Vitória ainda ganha espaços na grade e coloca no ar uma programação especial e exclusiva para a estação, de modo a ficar ainda mais perto das pessoas e dos principais eventos, seja na Grande Vitória, seja nos principais balneários capixabas.

“A Jovem Pan é uma rádio segmentada, de pop e rock, mas que recentemente furou a bolha das populares. Tocamos as músicas que, de fato, estão em primeiro lugar nas paradas, tocamos muito flashback e também os grandes lançamentos. A gente deseja estar cada vez mais perto do ouvinte, levando a nossa audiência aos melhores eventos, sendo um GPS da diversão, para dar o melhor destino para quem quer curtir e viver a alegria da vida.”

De presente de aniversário, a Jovem Pan Vitória ganhou uma campanha comemorativa de 20 anos. Os protagonistas, claro, são os apresentadores da rádio, e o mote não poderia ser melhor: “Sempre no seu ritmo, sempre com você”, evidenciando a vocação que faz da Jovem Pan ser a número um do Brasil. A campanha, no ar nos veículos da Rede Vitória, traz também um selo especial de 20 anos e conta com peças digitais, além de spots e VTs.

Shows de comemoração

Para marcar as comemorações do aniversário de 20 anos da Jovem Pan, a rádio está assinando a promoção exclusiva de uma série de shows que se estendem até o final do ano. O primeiro deles é da banda Lagum, que se apresenta no Espaço Patrick Ribeiro, na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, com a turnê “Lagum ao vivo”. O repertório passa pelos maiores sucessos da banda e músicas com que os fãs se identificam. A apresentação celebra a trajetória da banda e demonstra a energia do rock que nem sempre é captada pelas versões de estúdio.

Para incrementar ainda mais o espetáculo musical, o show vai ser aberto pela banda capixaba Herança Negra, cujas músicas têm a missão de transmitir mensagens de amor, críticas sociais e esperança com uma mistura de ritmos como rock, pop, rap e soul.

“Neste show com o Lagum vamos de músicas novas, e o repertório está recheado de músicas que marcaram uma época de ouro no Espírito Santo e Brasil. Vamos tocar todos os nossos sucessos, como ‘Cidade do Reggae’, ‘A Nova’, ‘Sempre é Assim’ e outros. E também teremos versões de músicas de grandes bandas e artistas, como Natiruts, Led Zeppelin, Maneva e Tim Maia”, conta o vocalista da Herança Negra, Jonathan Santos.

A banda, que está completando 26 anos de estrada, tem uma longa história com a Jovem Pan, a outra aniversariante. “A Jovem Pan Vitória praticamente é a nossa casa e sempre nos deu espaço para o lançamento de nossas músicas. Lembro quando participamos do QG da Pan, no verão em Guarapari, que foi demais. E também vai ficar registrada para sempre a participação de Serjão em nossa websérie série ‘Força, coragem e fé’.”

Ainda há ingressos disponíveis no site https://www.blueticket.com.br/evento/35644. No dia 12 de outubro, a comemoração de aniversário da Jovem Pan Vitória será com Lulu Santos, que apresentará a turnê “Barítono”, no Espaço Patrick Ribeiro.