Publicado em 26/08/2024

Marketing de influência: campanha da Engages aumentou em 128% número de seguidores de casa de carnes

Com campanha pensada exclusivamente para o digital, empresa de marketing de influência da Rede Vitória alavancou seguidores e engajamento do cliente. 

Um aumento de 128,57% no número de seguidores e engajamento. Esse foi o resultado alcançado pela Engages, empresa de marketing de influência da Rede Vitória. O resultado refere-se a uma ação realizada para um cliente em uma campanha de marketing de influência, que é um conjunto de estratégias baseadas na utilização de uma ou mais pessoas influentes, com a finalidade de atingir algum nicho, para a divulgação de produtos. 

Foto: Acervo Engages.

A ação começou com uma abordagem no Instagram. Após uma visita inicial, foi proposta uma estratégia que incluía o apresentador do Balanço Geral ES e influencer, Michel Bermudes, como garoto-propaganda, utilizando tanto ações on-line quanto abordagem para o público interno.

A campanha envolveu sorteios de kits de carnes, que resultaram em centenas de novos seguidores para o cliente. Michel visitou o estabelecimento, interagiu com o público e postou conteúdos autênticos, criados exclusivamente para a campanha, surpreendendo positivamente o cliente.  

“Investir em marketing de influência é eficaz para marcas que desejam aumentar sua visibilidade e engajamento nas redes sociais. Ao utilizar influenciadores com uma base sólida de seguidores, as empresas conseguem alcançar um público mais amplo e diversificado, gerando maior confiança e credibilidade para seus produtos e serviços”, comenta a coordenadora da Engages, Yaskara Flores.

Segundo o gerente da casa de carnes, Robson Santos Nogueira, o investimento na estratégia de influência aumentou significativamente o movimento da loja pós-ação, o que torna ainda mais importante estar na mídia, começando pelo digital.  

“A Rede Vitória foi muito atenciosa e me deu o suporte necessário nesse primeiro investimento em mídia. Conseguimos chegar em uma proposta em que atuamos no digital e conseguimos visibilidade também na TV, algo que não achávamos que era possível.” 

Foto: Acervo Engages.

O sucesso da ação demonstra a eficácia do marketing de influência e também ressalta a importância de uma estratégia contínua para manter o engajamento e proporcionar ao cliente que ele passe a experimentar também outras mídias de massa. 

Segundo dados da Digital 2023 October Global Statshot Report, o Brasil está em segundo lugar no consumo mundial de conteúdos produzidos por influenciadores. Já com relação ao consumo de produtos, 45% da geração Y e 45% da geração Z comprariam um produto recomendado por um influenciador. 

Personalização da mensagem 

As estratégias de marketing de influência são mais eficazes quando o influenciador é alguém com quem o público consegue se identificar. 

A escolha dessas personalidades que vão representar uma marca faz parte de um estudo minucioso feito previamente. De acordo com Yaskara, para construir a narrativa para o cliente, a estratégia, que é montada junto com a equipe da Engages, envolve estudar o cliente, entender quem ele é, analisar suas redes sociais, tempo de mercado, seguidores, produtos e linguagem. A partir daí, uma visita presencial é realizada para conversar e montar a estratégia, criando uma história envolvente.  

Foto: Acervo Engages.

“No caso da casa de carnes, conheci a loja, interagi com a equipe, e explorei o que eles oferecem. Essa abordagem cria uma intimidade com a marca, quebrando barreiras e facilitando a comunicação”, salienta. 

Michel Bermudes justifica que, além do empenho da Engages em criar e gerenciar a ação, sua atuação foi crucial para o êxito do case. “A experiência com a ação da casa de carnes foi muito gratificante. Um sorteio bem comunicado, com fotos e vídeos de qualidade, pode gerar um alto engajamento. A autenticidade e a genuinidade na comunicação são essenciais para o sucesso. Quando a comunicação é verdadeira e afetuosa, tudo flui melhor e é mais fácil conquistar.” 

A Engages 

A Engages nasceu com o propósito de ajudar pequenas marcas a alcançarem grandes resultados através do marketing de influência. Utilizando influenciadores conhecidos na internet, a Engages cria campanhas que ressoam com o público-alvo, proporcionando visibilidade e aumentando o potencial de vendas.