Jovem Pan sai do estúdio e faz sucesso em feirão de veículos – Na última sexta e sábado, dias 16 e 17 de junho, a Jovem Pan saiu do estúdio e a programação da manhã foi toda apresentada diretamente do feirão de veículos promovido pelo Grupo Multi em uma das suas lojas, que fica no Shopping Vila Velha.
Foram oito horas de programação apresentada de fora do estúdio no total, quatro na sexta e quatro no sábado. Uma caçamba de quadriciclo serviu de estúdio para o locutor Alex Bonno, que cuidou da locução e operação da rádio.
Tudo foi feito remotamente, graças ao avanço tecnológico e à digitalização da rádio. Um aplicativo chamado Discord também foi utilizado, principalmente para colocar os ouvintes no ar e permitir a interação entre eles e o locutor.
Ouvintes foram informados que a rádio sairia do estúdio – “Antes, seria mais difícil operar esse tipo de iniciativa, mas hoje é fácil. As coisas vão evoluindo, ficando mais acessíveis e as tecnologias, mais baratas. Hoje, é possível fazer a rádio toda com dois notebooks e um celular. Isso veio de um aprendizado da pandemia. A forma, nesse caso, não é tão relevante quanto o conteúdo”, diz o coordenador artístico da rádio Jovem Pan, Serjão Nascimento.
Segundo ele, os ouvintes entendem que é uma ação diferenciada, mesmo que o contato com eles não mude em nada. “Nada foi adaptado. Os programas foram todos preservados, assim como as plásticas, as músicas, os comerciais da rede e os nossos breaks”, afirma Serjão.
De acordo com o coordenador, bem antes de sexta-feira, os ouvintes já foram informados que haveria a ação e que a rádio seria transmitida de um lugar diferente.
Rádio fica mais dinâmica e vai onde a audiência está – E nos dias da ação, a rádio ficou ainda mais dinâmica, anunciando as ofertas da loja, por exemplo. Até mesmo uma entrevista foi feita de lá, com uma banda cover dos Beatles que se apresentaria no final de semana.
“O legal é a rádio ir aonde a audiência está, não ficar engessada no estúdio. Assim a rádio se reinventa, se ressignifica, pode estar onde a gente quer colocar. Isso é muito bom para a gente e também para a audiência”, conta Serjão.
Alex Bonno, que capitaneou os dois dias de rádio fora do estúdio, estava ansioso para poder viver isso. Ele já tinha tido a experiência de apresentar a Manhã Pan Vitória diretamente do Spring Break Brasil (SBB), na Bahia, mês passado, e agora esteve à frente da rádio nesses dois dias de feirão.
Para o feirão do Grupo Multi, a Pan montou uma programação especial – “Os ouvintes adoram esse tipo de iniciativa, pois sai da rotina, é algo curioso, faz com que eles se aproximem. No SBB, por exemplo, eu coletava as histórias durante a noite e exibia ao vivo na manhã o que foi a noite anterior no evento. Já na Multicar, a gente conseguiu aproximar mais ainda a rádio do ouvinte. O primeiro que apareceu levou convites para curtir ‘Beatles in Concert’. Aliás, membros da banda foram presencialmente na concessionária”, destaca Bonno.
Para o feirão do Grupo Multi, Bonno montou toda a programação e produziu os conteúdos previamente, ficando bem livre no ao vivo para fazer uma apresentação muito dinâmica, prazerosa e próxima do ouvinte.