Publicado em 28/07/2021

As tendências para a área digital no segundo semestre de 2021

2020 certamente foi um ano de muitos desafios para as marcas, mas mesmo nas adversidades é possível encontrar caminhos que as guiem para o crescimento.

Esse período desafiador trouxe consigo um avanço na busca por conteúdos digitais e informações de busca do Google mostram que o interesse de busca em compras online cresceu 2x no mundo. Isso nos mostra que o consumidor evoluiu e em consequência, as marcas também. José Saad, Head de Insights da GoAd Media, traz uma colocação muito relevante que diz:

“A transformação digital, que foi acelerada pela pandemia, na verdade, precisará ser mais ampla. É necessário haver também uma mudança cultural, pois é com essa transformação que as empresas vão conseguir se conectar com as pessoas.”

O que podemos observar nesta colocação é que, tão importante quanto adequar a marca ao digital, é entender o consumidor. Conseguir criar conteúdo e estar presente nos canais que o público da empresa se encontra.

Ou seja, é de extrema importância acompanhar as novas redes que o meio digital oferece, mas ficar atento que de nada adianta investir em um novo canal, se o seu público não está inserido ali. Já dizia o dito popular: “nem tudo que reluz é ouro”.

Isso não impede que uma marca conduza seus consumidores para os novos canais. Um exemplo de mídia que vem crescendo e apresentando resultados extremamente positivos é o Tik Tok, que já conta com mais de 800 milhões de usuários. O desafio agora é conseguir criar um conteúdo relevante para a marca que chame a atenção do possível novo consumidor e que agrade também o cliente já conquistado, atraindo-o para o canal recente.

Uma outra tendência de 2021 é a postura da marca nas redes sociais, levantando bandeiras que são verdadeiramente defendidas pelos ideais corporativos.

“O ano de 2021 vai exigir das marcas mais consciência, coragem e atitudes políticas de forma genuína. A ideia é sair de uma postura reativa para adaptativa, assumindo riscos.”, diz José Saad, Head de Insights da GoAd Media.

Esse é o ponto mais delicado para qualquer empresa, pois levantar uma bandeira que esteja em voga na atualidade é atrativo, mas, se o valor defendido por essa causa não fizer parte da realidade da marca, o resultado pode ser devastador.

Os consumidores estão cada vez mais atentos ao posicionamento das empresas, e quando encontram incongruências neste quesito, questionam. O mesmo vale para o oposto, pois quando eles observam que a marca se posicionou favorável a um tema já defendido por ela anteriormente, a repercussão é extremamente positiva.

E como reforçar os valores de uma marca?

Uma forma que é extremamente positiva é a parceria com influencers. Por meio dela, a marca consegue criar um conteúdo segmentado para seu público, reforçando a relevância para o dia a dia dos consumidores.

Essa é uma tendência que já é uma realidade, corroborada por meio do seu crescimento rotineiro, pois permite que o produto da marca seja visto no cotidiano de alguém que representa o perfil do consumidor. É uma produção certeira, que permite acompanhar em tempo real se uma determinada ação está tendo resultado positivo ou negativo, possibilitando uma mudança de estratégia imediata.

E, aqui na Rede Vitória, a Spark é um veículo que possui um time de influencers de diversos segmentos para atender aos mais variados serviços de uma marca. Prontos para realizar conteúdos relevantes que irão auxiliar no posicionamento da marca no mercado de forma relevante e com resultado.

Concluindo, é importante observar que as tendências que vimos surgir ao longo de 2020 e que ao longo do segundo semestre de 2021 vão permanecer. Então, é indispensável que negócios de todos os tamanhos busquem compreender como aproveitar cada uma delas da melhor forma, permitindo que a marca cresça.